Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
TRUMP ESTÁ A AVALIAR OPÇÕES PARA ADQUIRIR A GRONELÂNDIA, CASA BRANCA ADMITE USO DAS FORÇAS ARMADAS
A Casa Branca admite que a Gronelândia é uma prioridade para Trump e garante que o uso das Forças Armadas é uma opção. A Gronelândia é um território autónomo do Reino da Dinamarca, que é membro da NATO.
Por Miguel Filho
Publicado em 07/01/2026 13:57
ACTUALIDADE

Por Carolina Botelho Pinto

A Casa Branca revelou esta noite que a administração de Donald Trump está a avaliar as opções para “adquirir” a Gronelândia, não descartando a possibilidade de envolver as Forças Armadas.

Num comunicado enviado à agência Reuters, a Casa Branca diz que a aquisição da Gronelândia é uma prioridade para Donald Trump.

"O Presidente deixou claro que adquirir a Gronelândia é uma prioridade de segurança nacional dos Estados Unidos e é vital para dissuadir os nossos adversários na região do Ártico. O Presidente e a sua equipa estão a discutir uma série de opções para alcançar este importante objetivo de política externa e, claro, utilizar as Forças Armadas dos EUA é sempre uma opção à disposição do comandante-chefe", lê-se na nota.

Donald Trump reiterou o objetivo de anexar a região numa entrevista dada no domingo, na qual afirmou que os EUA precisam da Gronelândia e descreveu a ilha como estando "rodeada de navios russos e chineses".

As declarações levaram o primeiro-ministro da Gronelândia, Jens Frederik Nielssen, a reagir, defendendo, na segunda-feira de manhã, ter chegado a altura do Presidente dos Estados Unidos parar com as pressões e insinuações.

Recusando qualquer paralelo entre a situação do território dinamarquês e a da Venezuela, cujo líder foi raptado no sábado pelos Estados Unidos, Nielssen lembrou que a Gronelândia é um país democrático.

A Gronelândia, uma vasta ilha ártica com uma população de 57.000 habitantes, possui recursos minerais significativos, a maioria dos quais ainda inexplorados, além de uma localização estratégica.

É um território autónomo do Reino da Dinamarca, que é membro da NATO.

Os Estados Unidos já possuem ali uma base militar e operaram no local cerca de outras 10 durante a Guerra Fria.

O que tem a Gronelândia que (tanto) interessa a Trump?

De acordo com a AFP, o grande interesse do Presidente dos EUA na região está nas principais riquezas minerais da Gronelândia, uma ilha do Ártico pertencente à Dinamarca, embora com um estatuto de autonomia desde 2009.

 

Com Lusa

Comentários
Comentário enviado com sucesso!