Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
MÚLTIPLAS VÍTIMAS. FBI APONTA "ATAQUE TERRORISTA DIRECIONADO" NO COLORADO
Um homem terá lançado um engenho explosivo contra um grupo de apoiantes pró-Israel, em Boulder, Colorado, uma localidade de pouco mais de 100 mil habitantes a oeste da cidade de Denver.© Reuters
Por Miguel Filho
Publicado em 02/06/2025 15:35
ACTUALIDADE
Um homem terá lançado um engenho explosivo contra um grupo de apoiantes pró-Israel, em Boulder, Colorado, uma localidade de pouco mais de 100 mil habitantes a oeste da cidade de Denver.© Reuters

O FBI, o gabinete de investigação federal dos Estados Unidos, tomou conta do caso, que considerou um "ataque terrorista direcionado".

"Estamos cientes de um ataque terrorista direcionado em Boulder, no Colorado, e estamos a conduzir uma investigação completa. Os nossos agentes e as autoridades locais já estão no local e entraremos em contacto assim que novas informações estiverem disponíveis", escreveu o chefe do FBI, Kash Patel, na rede social X.

O departamento de polícia de Boulder foi mais prudente e considerou "irresponsável" e prematuro especular sobre os motivos do ataque. O suspeito, "um macho adulto", foi detido e foi ele próprio hospitalizado com alguns "ferimentos ligeiros".

Testemunhas inciais referiram que um homem estava a atacar pessoas com uma arma "que as incendiava". De acordo com relatos dos meios de comunicação locais, que citavam testemunhas, um homem foi visto a atirar o que parecia ser um cocktail molotov contra os participantes na manifestação.

Numa primeira conferência de imprensa, a polícia de Boulder falou em "múltiplas vítimas" e pediu aos residentes que evitassem a zona. As forças de socorro referem que as vítimas sofreram sobretudo queimaduras, e que os ferimentos vão de graves a ligeiros. Está ainda a tentar determinar se o ataque foi direcionado contra os manifestantes pró-israelitas. 

A organização judaica ADL (Liga Antidifamação) também relatou "um ataque" durante "uma reunião semanal de membros da comunidade judaica que correm ou caminham em apoio dos reféns sequestrados a 7 de outubro" de 2023 em Israel, durante o ataque sem precedentes do Hamas que desencadeou a guerra em Gaza. Mas não forneceu qualquer balanço no imediato.

O governador do estado, o democrata Jared Polis, escreveu na rede X que os seus "pensamentos estão com as pessoas que foram feridas e afetadas por este hediondo ato de terror".

Comentários
Comentário enviado com sucesso!